Introdução

O mundo de hoje é capitalista, materialista e consumista. O espiritualismo de forma geral se opõe a estas filosofias, especialmente o Espiritismo que é a ciência que estuda as relações entre o mundo material e o espiritual. Ele nasce como ciência e tem como consequência uma filosofia Moral, isto é, uma Ética. O SETESP é um encontro que pretende unir espíritas e espiritualistas para buscarem juntos propostas de um mundo melhor, com mais humanismo e espiritualidade.

O que é o SETESP

É um encontro anual que pretende refletir Ética Espírita e Espiritualista diante dos dilemas éticos do mundo contemporâneo.

Introdução ao IV – SETESP

Herculano Pires nos esclarece que apesar de Kardec ensinar que o fenômeno mediúnico não depende da moral do médium, e que a existência da mediunidade, determina mudanças no comportamento dos médiuns, necessariamente, então, dá origem à Moral Mediúnica. A comprovação científica da sobrevivência do homem após a morte, através da Mediunidade, mostrou a relação direta entre Mediunidade e Moral e, portanto, entre Espiritismo e Ética. A moral mediúnica, segundo o Espiritismo, deve se orientar pela moral cristã e pela Ética em seu sentido geral.

A moral mediúnica, no entanto, não é simples repetição dos preceitos evangélicos usados pelas religiões. Não são rígidos os princípios da verdadeira Moral Cristã. São claros e flexíveis, dessa flexibilidade funcional que permite a sua aplicação nos mais variados aspectos da existência. O princípio do Amor é o centro luminoso desse leque de conceitos que se abrem nas dimensões da consciência. Ela não se impõe de maneira coercitiva ou ao tilintar das moedas, substitui o sacerdócio remunerado pelo mediunato gratuito.

Mas como praticar desenvolver e praticar a mediunidade, dentro de instituições, dentro da moral cristã e dentro da Ética? Como fazer com que médiuns e frequentadores das casas espíritas sigam preceitos evangélicos, doutrinários e éticos? Quais os limites da burocracia e padronizações nas práticas mediúnicas?

Para refletir sobre estas e outras questões é que organizamos o IV SETESP.

Tema geral do IV – SETESP: Mediunidade e Ética

Objetivo Geral do IV – SETESP:

Refletir sobre as relações do Médium com a sociedade, na casa espírita e fora dela, sobre o desenvolvimento e a educação da mediunidade, sobre a obsessão e suas causas morais, sobre as orientações de Jesus e Kardec para os Médiuns, enfim sobre a prática da mediunidade e da evolução moral do médium.

Promoção:

  • Centro Espírita Jesus de Nazaré
  • GEEC por meio do IEEP
  • Fraternidade Espírita Cristã

Apoio:

  • CRE – Conselho Regional Espírita
  • AME – Aliança Municipal Espírita de Divinópolis