Introdução

O mundo de hoje é capitalista, materialista e consumista. O espiritualismo de forma geral se opõe a estas filosofias, especialmente o Espiritismo que é a ciência que estuda as relações entre o mundo material e o espiritual. Ele nasce como ciência e tem como consequência uma filosofia Moral, isto é, uma Ética. O SETESP é um encontro que pretende unir espíritas e espiritualistas para buscarem juntos propostas de um mundo melhor, com mais humanismo e espiritualidade.

O que é o SETESP:

É um encontro anual que pretende refletir Ética Espírita e Espiritualista diante dos dilemas éticos do mundo contemporâneo.

Introdução ao III SETESP

Conta-nos Manuel Philomeno de Miranda no livro “Trilhas da libertação” no capítulo I, intitulado “Medicina holística”, a palestra excepcional realizada pelo Dr. José Carneiro de Campos (Espírito), médico baiano, a milhares de ouvintes:

“— A perfeita interação mente-corpo, espírito-matéria, constitui desde já a base do atual modelo holístico para a saúde… Multiplicam-se, as técnicas da autocura, e mediante estas são colocados à disposição do enfermo os recursos que ele deve movimentar a benefício próprio, liberando-se dos mecanismos de apoio por meio dos quais mascara os conflitos, estresses e desconfortos íntimos que lhe subjazem no cotidiano…”

Continua o ilustre espírito:

“— … O ser interior reflete-se no soma, que somente se recompõe e renova sob a ação da conduta mental e moral dirigida para o equilíbrio das emoções e da existência. A ação da vontade, no restabelecimento da saúde ou na manutenção da doença, é de ponderável resultado, refletindo os estados de harmonia ou os conflitos que decorrem da presença ou ausência da consciência de culpa impondo reparação…”

Resumindo, ele conclui:

“— Os processos degenerativos que se manifestam como enfermidades dilaceradoras e de longo trânsito procedem sempre do caráter moral do homem, com as exceções daqueles que os solicitam para ensinar aos demais abnegação, dignidade e sublimação.”

O texto fala de: técnicas da autocura; recursos que ele deve movimentar a benefício próprio; ação da conduta mental e moral; ação da vontade; culpa; finalmente que os processos degenerativos procedem sempre do caráter moral do homem.

Perguntamos: Que técnicas e recursos são estes? Que conduta mental e moral são estas, que podem nos levar a saúde ou a doença? Como a ação da vontade é importante? O que causa a culpa? E finalmente qual a relação das doenças com o caráter moral?

Num mundo onde os casos de doenças psíquicas, psicossociais e psicossomáticas aumentam cada vez mais. Num país que o sistema público de saúde está em colapso e o privado é inacessível para a grande maioria das pessoas. Qual a relação do Espiritismo com a saúde? Jesus veio para ensinar os valores espirituais, ética e, essencialmente, o amor, mas curou o corpo e alma de quem O procurou. Qual seria a o papel do movimento espírita e de outros movimentos espiritualistas e cristãos?

É para pensar e refletir sobre estas questões que nos propomos a realizar o III SETESP.

Tema geral do III SETESP: Saúde Integral e Ética

Objetivo Geral do III – SETESP:

Pensar e debater sobre a saúde integral – Física, psíquica, emocional, espiritual, familiar e social, e a relação dela com conduta moral, seja em pensamento, palavras e ações, refletindo sobre o papel individual e coletivo, especialmente dos movimentos espírita e cristão diante da crise de saúde vivida no mundo e no Brasil, numa perspectiva de regeneração planetária.